Portugal foi classificado em5º lugar para o passaporte mais poderoso do mundo, subindo uma posição, com 189 destinos de visto acessíveis com o passaporte.
De acordo com o Henley Passport Index, Cingapura se separou dos seis países que dividiram o primeiro lugar na última avaliação e agora lidera sozinho, com os cidadãos portadores do passaporte tendo acesso a 195 destinos de viagem de um total de 227 em todo o mundo sem visto.
Em segundo lugar está França, Alemanha, Itália, Japão e Espanha, seguidos pela Áustria, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Coreia do Sul e Suécia em 3º lugar no ranking.
O Reino Unido permanece em 4º lugar com Bélgica, Dinamarca, Nova Zelândia, Noruega e Suíça.
O Dr. Christian H. Kaelin, presidente da Henley & Partners e inventor do conceito de índice de passaporte, diz que "a tendência geral nas últimas duas décadas tem sido de maior liberdade de viagem, com o número médio global de destinos que os viajantes podem acessar sem visto quase dobrando de 58 em 2006 para 111 em 2024. No entanto, a lacuna de mobilidade global entre os que estão no topo e na parte inferior do índice é agora maior do que nunca, com Cingapura, líder do ranking, capaz de acessar um recorde de 169 destinos a mais sem visto do que o Afeganistão".